Você Quer Saber Como Aproveitar O Seu Estresse?

O Estresse Gera Energia Positiva Que Pode Ser Aproveitada

O Oitavo Pressuposto da PNL


Muitas pessoas que me procuram para o processo terapêutico se surpreendem quando se queixam do seu estresse e então eu me inclino em direção a elas e as cumprimento por isso. O olhar de quem pensa “esse cara só pode estar brincando” dura alguns segundos. Então eu proponho: “vamos canalizar essa energia para os resultados que você busca?”.


Em seguida eu pergunto: “quais são os resultados que você deseja?”. E aí vem a resposta que não me surpreende mais, por ser tão comum: “eu não sei o que eu quero!”. E daí eu digo: “Não ter um rumo pode ser a causa fundamental de todos os seus problemas”. As pessoas sem objetivos ficam rodando em círculos e têm a tendência de começarem muitas coisas e pararem no meio do caminho. Outras nem começam. Esse contexto é familiar para você?


Estresse sem rumo é energia desperdiçada, que passa a fazer algum tipo de mal. Estresse com direcionamento, em geral, resulta em resultados positivos. Nos meus vários anos trabalhando como consultor empresarial eu observei que não existe um único empreendedor que não seja ansioso ou estressado. Por possuírem metas bem estabelecidas, essas pessoas fazem o melhor uso desse estado mental do que as pessoas “comuns”.


E a explicação é simples. Quando se decide empreender, pensa-se nos sonhos; mas quando se iniciam as ações, surge uma infinidade de impedimentos. Com o estado emocional dentro da normalidade, é mais fácil desistir. É necessário um nível superior de determinação. As pessoas de iniciativa e empreendedoras são, em geral, ansiosas e sabem converter a falta de resultados em indignação e depois, em ação.


Sendo assim, antes de iniciarmos as orientações terapêuticas para que os nossos clientes se tornem mais felizes ou saiam da paralisia, nós os ajudamos a encontrar o seu rumo, perguntando-lhes: “qual o seu estado atual e qual o seu estado desejado?”. Sem clareza de objetivos qualquer tratamento terapêutico não será completo.


Outro contexto característico é quando a pessoa sabe onde quer chegar, mas a partir de certo ponto ela desiste. Trata-se de um ciclo previsível que sempre acontece, apesar dos esforços. E os ciclos acontecem em função das mentes funcionarem sempre da mesma maneira. E nessa situação o estresse se torna um elemento auto destruidor, acarretando frustrações, auto condenação e é comum a pessoa iniciar um processo interior de auto destruição, seguido da depressão ou doenças graves.


A vida da grande maioria das pessoas se resume a repetições cíclicas de situações que determinam sempre os mesmos resultados. E é surpreendente o fato do indivíduo não reconhecer que é ele quem está gerando tal situação. A origem dos comportamentos está no que chamamos de pensamentos subjacentes, que nada mais são do que processos ou estratégias mentais que residem em nosso inconsciente.


A mudança dos resultados necessita primordialmente da alteração dos processos subjacentes. Existem duas maneiras para mudar as estratégias mentais que determinam os resultados: aprendendo PNL e aplicando as suas poderosas técnicas em si mesmo e nas pessoas que você queira ajudar e/ou passando por um processo terapêutico com PNL. Dessa forma, você saberá canalizar a sua energia para os resultados que você deseja, tornando-se um estressadinho feliz e realizado.


Ótima Semana, Cheia de Resultados, Com Estresse Positivo!

Mauricio Magagna

Master Trainner Em PNL

5 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Os cérebros de todas as pessoas são fisicamente iguais, com as mesmas funcionalidades orgânicas. E todos nascemos equipados com um recurso de aprendizagem chamado “Loop Positivo” que nos potencializa