Neste artigo procuramos demonstrar por quais razões a PNL é tão eficaz para a mudança dos comportamentos.
O comportamento humano é a expressão de processos subjacentes, ou seja, de sequências comportamentais que obedecem a padrões que residem em nosso inconsciente.
Não nascemos com esses processos. Eles são instalados por quem nos cria e por quem exerce poder pessoal sobre nós.
A mente humana é muito parecida com um computador. Tudo o que vivenciamos fica registrado no nosso inconsciente.
São gravadas em nossa mente as imagens que vemos, os sons que ouvimos, as sensações que sentimos e o significado atribuído a cada vivência.
Essas vivências e seus respectivos significados são armazenados em ordem cronológica em nosso inconsciente.
O conjunto das vivências e dos seus respectivos significados forma a nossa personalidade.
Os registros das vivências ocorrem através das ligações eletroquímicas entre os neurônios. São os processos chamados de sinapses.
Uma quantidade de sinapses é utilizada para o registro de vivências corriqueiras. Vivências com forte impacto emocional utilizam muitas sinapses para serem gravadas em nossa mente.
Os significados das vivências de forte impacto determinam a maneira com a qual a nossa mente dará sentido aos fatos.
Um gatilho, que é qualquer estímulo capaz de eliciar um estado emocional dispara um processo inconsciente, levando-nos a reagir a ele.
É pelo motivo dos processos serem armazenados em nosso inconsciente e por serem disparados por gatilhos que temos a impressão de que é difícil mudar os nossos comportamentos.
Na verdade, algumas técnicas desenvolvidas pela PNL nos ensinam a:
Identificarmos o processo inconsciente que leva a um determinado comportamento.
Identificarmos a etapa desse processo que determina que o seu resultado nos provoque dor ou paralisia perante os desafios da vida.
Substituirmos essas etapas de processos por outras, que nos determinem novas percepções e novas possibilidades de resolvermos os desafios.
Portanto, a PNL foca a sua atenção no processo e não no conteúdo.
Aprendemos rapidamente novos comportamentos de três maneiras:
Por forte impacto emocional.
Por repetição.
Pela velocidade.
A nossa mente tem a capacidade de processar o equivalente a um trilhão de bits por segundo. A mente consciente processa no máximo dois mil bits por segundo. Quando apresentamos uma alternativa de comportamento diretamente ao inconsciente, ele gira em nossa mente com uma velocidade brutal e aí assimilamos o novo comportamento de imediato.
E é essa a principal razão da PNL utilizar a linguagem hipnótica. Distrai-se o consciente a apresenta-se ao inconsciente a nova maneira de reagir. O aprendizado é muito rápido.
Na maior parte das abordagens, o cliente nem percebe que está recebendo instruções hipnóticas, pois ele sempre fica consciente.
Resumidamente os tópicos descritos acima esclarecem as razões que fazem com que a Programação Neurolinguística seja tão eficaz. Escolher fazer os cursos de Practitioner e Master ou passar pelo processo terapêutico com PNL acaba se tornando um divisor de águas na vida das pessoas com real interesse.
Uma ótima semana para você!!!
Menos neuras e mais mudanças efetivas!!!!