Por Quais Motivos a Mudança do Comportamento com PNL é Tão RÁPIDA?

Neste artigo procuramos demonstrar por quais razões a PNL é tão eficaz para a mudança dos comportamentos.

  1. O comportamento humano é a expressão de processos subjacentes, ou seja, de sequências comportamentais que obedecem a padrões que residem em nosso inconsciente.

  2. Não nascemos com esses processos. Eles são instalados por quem nos cria e por quem exerce poder pessoal sobre nós.

  3. A mente humana é muito parecida com um computador. Tudo o que vivenciamos fica registrado no nosso inconsciente.

  4. São gravadas em nossa mente as imagens que vemos, os sons que ouvimos, as sensações que sentimos e o significado atribuído a cada vivência.

  5. Essas vivências e seus respectivos significados são armazenados em ordem cronológica em nosso inconsciente.

  6. O conjunto das vivências e dos seus respectivos significados forma a nossa personalidade.

  7. Os registros das vivências ocorrem através das ligações eletroquímicas entre os neurônios. São os processos chamados de sinapses.

  8. Uma quantidade de sinapses é utilizada para o registro de vivências corriqueiras. Vivências com forte impacto emocional utilizam muitas sinapses para serem gravadas em nossa mente.

  9. Os significados das vivências de forte impacto determinam a maneira com a qual a nossa mente dará sentido aos fatos.

  10. Um gatilho, que é qualquer estímulo capaz de eliciar um estado emocional dispara um processo inconsciente, levando-nos a reagir a ele.

  11. É pelo motivo dos processos serem armazenados em nosso inconsciente e por serem disparados por gatilhos que temos a impressão de que é difícil mudar os nossos comportamentos.

  12. Na verdade, algumas técnicas desenvolvidas pela PNL nos ensinam a:

  13. Identificarmos o processo inconsciente que leva a um determinado comportamento.

  14. Identificarmos a etapa desse processo que determina que o seu resultado nos provoque dor ou paralisia perante os desafios da vida.

  15. Substituirmos essas etapas de processos por outras, que nos determinem novas percepções e novas possibilidades de resolvermos os desafios.

  16. Portanto, a PNL foca a sua atenção no processo e não no conteúdo.

  17. Aprendemos rapidamente novos comportamentos de três maneiras:

  18. Por forte impacto emocional.

  19. Por repetição.

  20. Pela velocidade.

  21. A nossa mente tem a capacidade de processar o equivalente a um trilhão de bits por segundo. A mente consciente processa no máximo dois mil bits por segundo. Quando apresentamos uma alternativa de comportamento diretamente ao inconsciente, ele gira em nossa mente com uma velocidade brutal e aí assimilamos o novo comportamento de imediato.

  22. E é essa a principal razão da PNL utilizar a linguagem hipnótica. Distrai-se o consciente a apresenta-se ao inconsciente a nova maneira de reagir. O aprendizado é muito rápido.

  23. Na maior parte das abordagens, o cliente nem percebe que está recebendo instruções hipnóticas, pois ele sempre fica consciente.

Resumidamente os tópicos descritos acima esclarecem as razões que fazem com que a Programação Neurolinguística seja tão eficaz. Escolher fazer os cursos de Practitioner e Master ou passar pelo processo terapêutico com PNL acaba se tornando um divisor de águas na vida das pessoas com real interesse.


Uma ótima semana para você!!!

Menos neuras e mais mudanças efetivas!!!!

4 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Os cérebros de todas as pessoas são fisicamente iguais, com as mesmas funcionalidades orgânicas. E todos nascemos equipados com um recurso de aprendizagem chamado “Loop Positivo” que nos potencializa